Idosa é colocada em maca no corredor do Hospital Silvio Avidos, em Colatina (Foto: VC no ESTV)

Fonte: http://g1.globo.com/

Fotos tiradas por pacientes do Hospital Silvio Avidos, em Colatina, Noroeste do Espírito Santo, denunciam o estado precário do atendimento na unidade. As imagens mostram o corredor lotado e até uma idosa deitada em uma maca na recepção. Um clínico geral que trabalha no local desde setembro de 2014 denunciou a situação e, segundo ele, foi ameaçado de perder o emprego pelo diretor do hospital.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que está sendo providenciada a contratação de novos médicos para preencher o quadro. A Sesa também reprovou a atitude do diretor do hospital e vai abrir sindicância para apurar os fatos. Já o diretror da unidade negou a ameaça.

Em um prontuário, o médico deixou registrado que não havia macas no plantão. As cadeiras de roda estavam com pneus furados e rasgadas. Segundo os funcionários do Sílvio Avidos, são atendidos cerca de 150 pacientes por dia, para apenas dois médicos clínicos gerais. O hospital é o principal da região Noroeste, mas não faltam reclamações de pacientes.

 A auxiliar de serviços gerais Edileuza Cardoso saiu de Montanha para levar a mãe de 83 anos e aguardou mais de 3 horas por uma consulta. “Ela está sentindo dor. Está sem o medicamento dela. Por que não mandaram vir mais tarde? Essa saúde pública nossa está horrível”, reclamou.

Logo após uma equipe da TV Gazeta Noroeste fazer uma entrevista com um médico que trabalha no local há seis meses, o diretor do hospital apareceu para conversar com ele e ainda tentou evitar que a equipe fizesse imagens colocando a mão na lente da câmera.

Segundo o médico, o diretor o chamou na sala dele. “Ele disse que eu havia infringido as regras do hospital, que ele iria instaurar um processo administrativo e pedir minha demissão. Eu disse que tudo bem, pois fiz a coisa certa”, destacou.

O profissional disse que estava de plantão, mas que o Ministério Público já havia entrado em contato com ele na terça-feira (17) para tratar da situação do hospital. O médico pretende ir ao MP nesta quarta-feira (18) prestar depoimento.