Fonte: http://seculodiario.com.br

As associações e sindicatos que compõem o Fórum das Entidades do Serviço Público (Fespes) definiram o dia 8 de julho para a assembleia geral unificada dos servidores, que vai definir as ações a serem adotadas pelo funcionalismo diante da incapacidade do governo de dialogar com as categorias. Não estão descartadas paralisações ou até mesmo uma greve geral.

As entidades alegam que o governo Paulo Hartung (PMDB) cortou 72% nas verbas para as escolas públicas, 35% na cota de combustíveis para as viaturas policiais, deixa os servidores públicos sem reajuste, corta o orçamento da saúde fazendo com que 43 hospitais filantrópicos e os demais da rede pública corram o risco de fechar, e dá as costas aos prefeitos que o abraçaram.

Para o Fespes, o governo não age com transparência e a equipe econômica não leva à população informações sobre a real situação econômica do Estado.

Os servidores pleiteiam a concessão da revisão geral anual, que é a recomposição da inflação do período de um ano. Esta concessão está prevista na Constituição Federal e está isenta das regras estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e surge a necessidade de compensar os efeitos inflacionários.

O fórum aponta que o Estado não sofre com a falta de dinheiro, já que já arrecadou até junho mais de R$ 7,8 bilhões, e tem um superávit de R$ 447 milhões. Para o Fespes, o que falta é vontade política para conceder a reposição e regularizar a situação do Estado.

Compõem o Fespes a Associação dos Auditores do Controle Externo do Estado (Ascontrol); Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes); Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepes); Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES); Sindicato dos Bancários (Sindibancários-ES); Sindicato dos Enfermeiros (Sindienfermeiros); Sindicato do Pessoal do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização – TAF (Sindifiscal); Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindijudiciário); Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos); Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes); Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados e Trabalhadores em Informática (Sindpd); Sindicato dos Psicólogos (Sindpsi); Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde); Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfes); Associação de Cabos e Soldado da Polícia Militar e Bombeiro Militar (ACS-PMBM); Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado (Assempes); Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiro Militar (Asses); e Associação dos Oficiais do Estado (Assomes).