O Sindicato dos Enfermeiros do Espírito Santo tem nova presidente. Valeska Fernandes Morais de Souza, atual diretora de comunicação, é quem assume o comando da entidade no lugar de Andressa Barcellos, recém eleita para o Coren-ES. A escolha do nome de Valeska se deu por consenso da diretoria e de um pedido da ex presidente Andressa Barcellos.
Valeska é formada pela Ufes, 2003, possui Pós Graduação em Auditoria em Serviços de Saúde e em Saúde da Família. Trabalhou Secretaria de Saúde de Cariacica e Secretaria Estadual de Saúde - SESA. Atualmente é Servidora Estatutária da Prefeitura Municipal de Vitória, desde 2009, como enfermeira do programa de saúde da família. “São quase 10 anos que atuo como enfermeira de Unidade de Saúde, na mesma lotação, que apesar das dificuldades, não abro mão. Acredito que está perto dos colegas de trabalho e do dia a dia de atendimento é muito importante para entender melhor o que o enfermeiro enfrenta em sua rotina”, afirmou a dirigente.

Sobre a definição de seu nome para a presidência, Valeska declarou que recebeu com surpresa. “Recebi o pedido para ocupar o importante lugar da Andressa com muita surpresa. A princípio minha reação foi refutar por acreditar na competência e experiência dos demais diretores do Sindicato, entretanto questões administrativas chegaram à conclusão que meu nome seria o mais indicado. Após um tempo para pensar e avaliar este importante passo junto a minha família, resolvi assumir a função da presidência do Sindienfermeiros”, disse a líder do sindicato.

Atuação Sindical - Caçula de quatro  irmãos, sendo dois deles trabalhadores siderúrgicos, a presidente do  Sindienfermeiros traz a luta dos trabalhadores do meio familiar. “Convivi com ambiente de greve e busca pelos direitos nos anos 80 a 90,  e foi crescendo em mim uma importante consciência sindical”. No sindicato, Valeska está desde 2016 como diretora de comunicação, porém, a relação com Sindienfermeiros é anterior ao seu ingresso na direção da entidade. “Já acompanhava as ações sindicais desde 2014, nas greves, conselhos de saúde, mesa de negociação dos trabalhadores representando os enfermeiros por indicação do sindicato.  Além disso, esta relação também vem de uma amizade pessoal, há mais de 10, anos com Andressa Barcellos. Fui estagiária dela; anos mais tarde colegas de trabalho e depois veio o sindicato. Conheço de perto a rotina do sindicato, as dificuldades e vitórias”, lembra Valeska.
Recentemente, Valeska enfrentou um processo administrativo no seu local de trabalho, e conta de forma suscinta, destacando a atuação do sindicato no caso. “Enfrentei essa difícil tarefa, assim como muitos outros colegas, de se defender de acusações levianas, que graças ao trabalho exemplar do jurídico do Sindienfermeiros, consegui sair ilesa de todas acusações, provando minha inocência. O fato de ser filiada sempre me garantiu segurança e empoderamento para enfrentar as mazelas do dia a dia da profissão e quando precisei, o sindicato estava ali, pronto para me apoiar e me conferir todo suporte necessário”.

Gestão na Presidência do Sindienfermeiros - Em relação à sua gestão na presidência, Valeska destaca que em seu mandato vai manter a gestão compartilhada e dar continuidade a linha de trabalho já desenvolvida, de atuação em conjunto com a diretoria, enfermeiros da base e todas as entidades da Enfermagem. “Minha única condição foi manter a gestão compartilhada de anos, exercida por Andressa. Até mesmo por que acredito na contribuição de todos os diretores, em especial os mais experientes como o diretor financeiro Fabricyo Pereira,  e o secretário geral Cristiano Lopes, exercem um papel importantíssimo nas decisões do sindicato e continuaram exercendo se Deus quiser.  Meu trabalho no sindicato, também junto ao Conselho Estadual de Saúde e Mesa de negociação dos trabalhadores, continuam o mesmo, e agora com acréscimo, ainda maior. Meus colegas diretores e funcionários do sindicato, colegas da Unidade de Saúde e familiares configuram um papel imprescindível para minha atuação numa gestão compartilhada junto ao Sindienfermeiros. Nosso sindicato continuará na batalha a favor de nossos direitos e contamos com apoio ainda maior das demais entidades da enfermagem do estado. Pois, juntos somos mais Fortes. Agradeço o apoio de todos e a confiança a mim prestada, buscando cada vez mais o conhecimento” declarou a nova presidente do Sindienfermeiros-ES.

O interesse pela Enfermagem - O interesse de Valeska pela Enfermagem surgiu através da motivação de um professor de cursinho comunitário. “Foi um professor de Biologia do grupo escolar da Igreja (um pré vestibular voluntário) que também era enfermeiro, de nome Paulo. Falava super bem da profissão e incentivou a mim e a outros na sala de aula. Este mesmo amigo, também me indicou no meu primeiro emprego na Central de Regulação de Vagas da SESA”, onde aprendi muito sobre o SUS e com colegas que marcaram o início da minha profissão, Giovana, Eliandra, Valdelene, Cristina... Amizade que levei para resto da vida”. Contou Valeska.