A Câmara Municipal de Cariacica aprovou na sessão virtual desta tarde de segunda feira, 22/06, a redução da jornada de 40 para 30 horas para enfermeiros- e servidores ocupantes de Nível Superior I. O PL 16/2020 Nº 203, da redução da carga horária, de autoria do executivo, foi aprovado por unanimidade.
O projeto estava tramitando desde o início deste ano, e contou para sua aprovação, com a participação de todos. O empenho do prefeito Juninho, da Secretária de Saúde- Bernadete Coelho Xavier, de todos os vereadores, da mobilização dos enfermeiros do município e do Sindicato dos Enfermeiros. A aprovação do PL 16/2020-Nº203, que reduz a carga horária de 40 para 30 horas semanais, não acarreta na redução de salário.
DECLARAÇÃO DE VOTO- Os vereadores, Edgard Pedro Teixeira, Celso Andreon, Sérgio Camilo, Renato Machado, Romildo Alves de Oliveira, Ilma Siqueira, André Lopes, Itamar Freire e César Lucas , pediram declaração de voto, todos parabenizaram os enfermeiros, também lamentaram que o projeto com essa importância já poderia ter sido aprovado há bem mais tempo. Esses parlamentares também manifestaram que o PL16/2020-203 deveria contemplar outras categorias da saúde.

A jornada de 30 horas é uma reivindicação, uma bandeira histórica- nacional, da categoria, há mais de 20 anos. Trata-se da luta pela valorização e dignidade dos trabalhadores enfermeiros, maior força de trabalho na saúde. São os enfermeiros, os trabalhadores responsáveis por grande parte das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.
Para a presidente do Sindienfermeiros-ES, Valeska Fernandes, a aprovação do projeto, é o reconhecimento, o respeito à dignidade do servidor enfermeiro de Cariacica. A dirigente sindical agradece à todos vereadores, ao prefeito, a secretária de saúde e os enfermeiros, por esta conquista. Para ela, todos serão beneficiados, sobretudo a população de Cariacica.
Alguns municípios da Grande Vitória e também no interior do estado já aprovaram projeto semelhante, mas ainda se encontram emperrados.